DETALHES DO CURSO
 
ATUALIZAÇÃO EM DOCUMENTOS FISCAIS ELETRÔNICOS: Tudo Sobre NF-e de Débito e Crédito, NFS-e Nacional, Vinculação de Transação de Pagamento, DC-e, Alterações na Manifestação do Destinatário e Mais
Investimento: R$ 385,00
Data: 27/05/2026
Voltar
Destina-se: Profissionais que atuam na área fiscal, nos departamentos de compras e financeiro, tais como contadores, auditores, técnicos em contabilidade, gerentes, supervisores ou assistentes; profissionais que atuam na emissão de NF- e/NFC-e e demais profissionais interessados.
Objetivo: Abordar, em âmbito nacional, as regras de emissão e preenchimento que devem ser observadas para a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) e demais documentos fiscais eletrônicos componentes do projeto SPED (DF-e). O curso abordará questões pontuais e críticas para o correto cumprimento das obrigações acessórias de ICMS, IBS, CBS e Imposto Seletivo no tocante aos DF- e, desde a obrigatoriedade, preenchimento de campos específicos e regras de validação, assim como também modalidades abordadas na prática. Em especial, o curso abordará: Preenchimento dos Campos da Reforma Tributária; regras de validação do GTIN; Ativação das Regras de Validação do cBenef; Vinculação de Pagamento aos DF-e e Operacionalização do Split Payment; Eventos de Insucesso na Entrega.
Programa:
1 – VISÃO GERAL DOS DOCUMENTOS FISCAIS ELETRÔNICOS

1.1 – Tipos de DF-e Atualmente Vigentes
1.2 – NF-e e NFC-e
1.2.1 – Quando se Utiliza
1.2.2 – Credenciamento e Emissão
1.2.3 – Visão Geral do Layout
1.2.4 – Cancelamento e Demais Eventos
1.2.5 – Atualizações Relevantes
1.3 – NFS-e Modelo Nacional
1.3.1 – Quando se Utiliza
1.3.2 – Credenciamento e Emissão
1.3.3 – Visão Geral do Layout
1.3.4 – Cancelamento e Demais Eventos
1.3.5 – Atualizações Relevantes
1.4 – CT-e e CT-e OS
1.4.1 – Quando se Utiliza
1.4.2 – Credenciamento e Emissão
1.4.3 – Visão Geral do Layout
1.4.4 – Cancelamento e Demais Eventos
1.4.5 – Atualizações Relevantes
1.5 – MDF-e
1.5.1 – Quando se Utiliza
1.4.2 – Credenciamento e Emissão
1.5.3 – Visão Geral do Layout
1.5.4 – Cancelamento e Demais Eventos
1.5.5 – Atualizações Relevantes
1.6 – NFCom
1.6.1 – Quando se Utiliza
1.6.2 – Credenciamento e Emissão
1.6.3 – Visão Geral do Layout
1.6.4 – Cancelamento e Demais Eventos
1.6.5 – Atualizações Relevantes
1.7 – NF3-e
1.7.1 – Quando se Utiliza
1.7.2 – Credenciamento e Emissão
1.7.3 – Visão Geral do Layout
1.7.4 – Cancelamento e Demais Eventos
1.7.5 – Atualizações Relevantes
1.8 – DC-e
1.8.1 – Quando se Utiliza
1.8.2 – Credenciamento e Emissão
1.8.3 – Visão Geral do Layout
1.8.4 – Cancelamento e Demais Eventos


2 - REFORMA TRIBUTÁRIA E O LAYOUT DOS DOCUMENTOS FISCAIS ELETRÔNICOS (DF-E)

2.1. - Layout NF-e e NFC-e
2.1.1 - Estrutura de Campos do IBS e CBS
2.1.2 - Estrutura de Campos do IS
2.1.3 - Regras de Validação
2.1.4 – Eventos
2.1.5 – NF-e de Débito e Crédito
2.1.5.1 – Ajuste SINIEF nº 49/2025


3 – VINCULAÇÃO DA TRANSAÇÃO DE PAGAMENTO AO DF-E E O SPLIT PAYMENT

3.1 – Split Payment
3.1.1 – Split Payment Padrão
3.1.1.1 – Split Payment Super Inteligente
3.1.1.2 – Split Payment Inteligente Offline
3.1.2 – Split Payment Simplificado
3.2 – Vinculação da Transação de Pagamento ao DF-e
3.2.1 – Evento para Vinculação da Transação de Pagamento ao DF-e


4 – GTIN (Código de Barras)

4.1 – Quando é Necessário Preencher o GTIN na NF-e/NFC-e
4.2 – Como Obter o Código GTIN
4.3 – Trabalhando com Códigos Alternativos
4.4 – Regras de Validação


5 – DF-e REFERENCIADO

5.1 – Tipo de Referenciamento
5.1.1 – DF-e Referenciado a Nível de Nota
5.1.2 – DF-e Referenciado a Nível de Item
5.1.3 – Pagamento Antecipado
5.1.4 – Referenciamento com Sigilo


6 – cBenef

6.1 – Definição e Padrão de Preenchimento
6.2 – Tipos de cBenef
6.3 – UFs que Aplicam a Regra de Validação
6.4 – Regras de Validação Aplicáveis
Bibliografia:
BRASIL. Ajuste SINIEF nº 07, de 03 de abril de 2009. Institui a Nota Fiscal Eletrônica e o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica. Diário Oficial da União, Brasília-DF, 05 de outubro de 2005.

BRASIL. Ajuste SINIEF nº 09, de 25 de outubro de 2007. Institui o Conhecimento de Transporte Eletrônico e o Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico. Diário Oficial da União, Brasília-DF, 30 de outubro de 2007.

BRASIL. Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ). Ajuste SINIEF nº 21, de 10 de dezembro de 2010. Institui o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 dez. 2010.

BRASIL. Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ). Ajuste SINIEF nº 36, de 13 de dezembro de 2019. Institui o Conhecimento de Transporte Eletrônico para Outros Serviços - CT-e OS e o Documento Auxiliar do CT-e Outros Serviços. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 dez. 2019.

BRASIL. Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ). Ajuste SINIEF nº 7, de 7 de abril de 2022. Institui a Nota Fiscal Fatura de Serviços de Comunicação Eletrônica, modelo 62, e o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Fatura de Serviços de Comunicação Eletrônica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 8 abr. 2022.

BRASIL. Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ). Ajuste SINIEF nº 19, de 9 de dezembro de 2016. Institui a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica, modelo 65, e o Documento Auxiliar da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15 dez. 2016.

BRASIL. Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ). Ajuste SINIEF nº 05, de 8 de abril de 2021. Institui a Declaração de Conteúdo eletrônica – DC-e e a Declaração Auxiliar de Conteúdo eletrônica – DACE. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 abr. 2021.

BRASIL. Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ). Ajuste SINIEF nº 01, de 5 de abril de 2019. Institui a Nota Fiscal de Energia Elétrica Eletrônica, modelo 66, e o Documento Auxiliar da Nota Fiscal de Energia Elétrica Eletrônica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 09 abr. 2019.

BRASIL. Receita Federal do Brasil (RFB); COMITÊ GESTOR DO IMPOSTO SOBRE BENS E SERVIÇOS (CGIBS). Ato Conjunto RFB/CGIBS nº 1, de 22 de dezembro de 2025. Dispõe sobre as obrigações acessórias exigíveis para o fornecimento de informações para apuração do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) no ano de 2026. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 2025.

BRASIL. Sistema Nacional da Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e). Guia do Emissor Público Nacional Web – SNNFSe-ERN, versão 1.2. 2025. Roteiro para auxiliar os emitentes da Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e) na utilização do emissor web do sistema nacional.

BRASIL. Secretaria-Executiva do Comitê Gestor da Nota Fiscal de Serviço eletrônica (SE/CGNFS-e). Nota Técnica nº 005, de 19 de novembro de 2025. Dispõe sobre as adequações do layout da Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS- e), no contexto da Reforma Tributária do Consumo. 2025.

BRASIL. Convênio s/nº, de 15 de dezembro de 1970. Cria o Sistema Nacional Integrado de Informações Econômico-Fiscais, incorporando às suas respectivas legislações tributárias as normas consubstanciadas nos seus artigos. Diário Oficial da União, Brasília-DF, 18 de fevereiro de 1971.
Ministrante: Marcos Vinícius Martins da Silva
Carga Horária: 04 horas aula
Horário: 13:30 às 17:30hs.
Nota: Efetuar o pagamento até o dia 22/05/2026.
Atenção: A partir da data de aprovação/liberação da compra, o curso estará disponível para assistir por 30 dias. São disponibilizadas o dobro de horas, o que possibilita assisti-lo 2 vezes na íntegra. Assim, de acordo com o que ocorrer primeiro, os 30 dias decorridos ou o dobro de horas de visualização, o acesso ao curso será bloqueado automaticamente pelo sistema.